A transformação dos pagamentos instantâneos no ecossistema financeiro

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se soluciona de forma tecnológica uma dor de cabeça da população, certamente essa inovação tende a decolar. Estamos mais inseridos no ambiente digital, com uma vida on-line cada vez mais ativa, seja comprando ou até mesmo trabalhando. Ou seja, é natural que a movimentação de recursos aconteçam com a mesma velocidade.

A recente pesquisa Faster Payments Landscape in Latin America, fala sobre esse cenário, a fim de entender o fenômeno minuciosamente. Os dados que foram coletados na América Latina e no Caribe, incluindo o Brasil, mostram que 60% dos consumidores tendem a aderir a esse meio de pagamento. Já por outro lado, entre os estabelecimentos de pequeno e médio porte que participaram da pesquisa, 52% afirmam que pretendem adotar essa forma de pagamento para trazer melhorias ao fluxo de caixa e ter acesso ao dinheiro em menos tempo.

Poder enviar e receber recursos instantaneamente no momento onde os comerciantes precisavam correr atrás dos prejuízos causados pela pandemia, e grande parte da população teve suas finanças no vermelho, foi um grande benefício e é inegável que o acesso facilitado e rápido ao dinheiro se tornou essencial para as empresas e pessoas – e a tendência é impulsionar e transformar completamente o ecossistema.

O sucesso desse meio de pagamento se deve a forma democrática do modelo e o empoderamento que entrega ao usuário, uma vez que a experiência é flexível, descomplicada e mais fluida.

É dessa forma que funciona a gig economy hoje em dia, com pessoas trabalhando de forma independente, pagando e recebendo de forma muito mais flexível, sem um dia certo para receber o salário. O estudo aponta que mais de 30% dos pagamentos de salário nas regiões que participaram da pesquisa são feitos em dinheiro e 80% dos pessoas preferem receber de outra forma, o que demonstra a importância de uma infraestrutura de pagamento mais ágil, moderna e que atenda a necessidade dos trabalhadores.

É uma tecnologia que atende a todos os públicos e possui vantagens, como:

  • Disponibilização do recurso imediatamente;
  • Um melhor fluxo de caixa de empresas e prestadores de serviço;
  • Concessão de crédito e empréstimos facilitada;
  • Transparência ao fazer o pagamento: você está ciente do quanto enviou a pessoa beneficiada;
  • Experiência descomplicada ao usuário;
  • Liberdade ao escolher o horário de pagar e receber;
  • Incluir aqueles que não tem acesso ao sistema bancário.

Em geral, trata-se de uma transformação no modo de fazer o pagamento. É comum utilizar o cartão para pagar a mercadoria de uma loja ou e-commerce, agora é possível receber dinheiro através dele, em tempo real.

Por mais que seja uma solução ainda nova no Brasil, há um potencial de crescimento em várias ocasiões. Conforme foi dito anteriormente, a transferência instantânea chegou para tornar nossa rotina financeira mais digital, de acordo com novos hábitos e padrões de convivência. Pouco a pouco vai se multiplicando em diversas formas de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *