Cashless: o que é e como funciona?

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Os meios de pagamento estão se expandindo para muito além do dinheiro em espécie. O propósito é criar uma economia focada no mundo digital, e migrar para os pagamentos cashless.

Com a ascensão dos meios de pagamento eletrônico, o benefício líquido poderia ser de até US$ 470 bilhões ao ano em 100 grandes cidades.

Desse modo, diminuiria os roubos e recebimento de cédulas falsas. Conforme mostra estudo da Visa com a Roubini ThoughtLab, sobre o impacto econômico dos pagamentos digitais nas grandes cidades do mundo.

Isso acontece pela conectividade em rede, por aplicativos e tecnologias, como o blockchain, que abriram portas para pagamentos.

O PIX se concretizou neste ano e comprova que estamos mais próximas de novas formas de pagar e receber.

O que é cashless?

Cashless é um meio de pagamento sem dinheiro vivo, cheques e cartões tradicionais.

O sistema cashless está nas tecnologias RFID e a NFC, que funcionam pela aproximação de dispositivos, como celulares, pulseiras e cartões, bastando aproximar o dispositivo a uma maquininha com essa tecnologia. Assim levando mais segurança, agilidade de caixa e controle de filas nos estabelecimentos físicos.

Veja o que são cada um dos três modelos:

NFC

O NFC, criado em 2002, está por trás das carteiras digitais e dos cartões contactless (por aproximação).

É uma tecnologia de troca de dados por aproximação, que significa “Comunicação de Campo Próximo”, e funciona apenas em dispositivos habilitados para essa função. O NFC pode ser usado em smartphones, smartwatches e cartões. Assim, o dispositivo precisa possuir um hardware específico para NFC.

Ao pagar por NFC, é preciso aproximar o dispositivo a uma máquina de cartão habilitada com NFC, onde a transferência é feita entre o banco do cliente e o banco do recebedor. Com o uso de internet.

Exemplos de meios de pagamento que funcionam por NFC:

Carteiras digitais

Nas carteiras digitais o proprietário precisa configurar seu cartão de crédito e/ou débito para a utilizar de forma digital, podendo ainda escolher o limite a ser gasto na carteira digital.

Antes de pagar, é necessário ativar a função contactless, inserindo a senha do dispositivo.

Cartões contactless

A maioria das bandeiras de cartão de crédito e débito já vem com o chip NFC inserido.

Para fazer o pagamento, basta aproximar o cartão a maquininha sem precisar inseri-lo, e em caso de compras de baixo valor não é preciso digitar a senha, tornando o processo ainda mais prático.

QR Code

O pagamento por QR Code é uma das tendências de pagamento cashless. Por meio de aplicativos, o pagamento pode ser feito pela leitura do QR Code, pela câmera do celular, sem precisar de maquininha.

Tarjetas RFID

As tarjetas RFID podem ser vistas em shows, onde o cliente coloca créditos e utiliza para o consumo de alimentos e bebidas no local.

O RFID (“Radio-Frequency IDentification”), criado em 1980 , é uma forma de identificação automática que utiliza sinais de rádio, que são emitidos entre a tarjeta e a máquina, para fazer a troca de dados. Encontramos essa tecnologia também nos cartões que desbloqueiam as catracas de eventos.

O RFID é um método cashless eficaz e seguro, onde não é preciso acessar a rede de dados para funcionar e opera em locais onde não há sinal de internet. Para isso, basta um sistema de controle que faça a cobrança dos créditos do dispositivo por radiofrequência. A sua recarga pode ser feita através de aplicativos dependendo do sistema que for adotado.

Quais as vantagens do cashless?

Como vimos anteriormente, o cashless pode ser utilizado de várias formas, além de ser versátil e prático para quem paga e para quem recebe.

Veja as vantagens:

Vantagens para o consumidor

O principal ganho do consumidor é a segurança, por não precisar carregar dinheiro em espécie e não precisar inserir senhas ao fazer seus pagamentos.

  • Em eventos e shows: fica mais seguro fazer o pagamento com sua pulseira ou celular, com créditos pré-pagos. Além disso, evita fraudes e perda de dinheiro, e tem maior controle de gastos;
  • No dia a dia: a carteira digital dispensa o uso de cartões, gerando mais praticidade e segurança, já que ainda é preciso desbloquear o celular e permitir o cartão na carteira digital fazer o pagamento;
  • As carteiras digitais podem ser desativadas no momento em que for solicitado. Dessa forma, caso o celular seja furtado, o bloqueio pode ser feito sem o celular, acessando pela nuvem, ou entrando em contato com as centrais dos bancos e apps;
  • Com o cashless o contato direto com as maquininhas é dispensado, assim evitando o contágio em tempos de pandemia.

Vantagens para o empreendedor

O ganho do recebedor é a segurança, já que não fica com grande volume de dinheiro no caixa, além de evitar as filas de balcão. Assim, o processo fica mais fácil por não precisar lidar com trocos ou senhas.

Todo estabelecimento pode utilizar um sistema cashless, principalmente por NFC ou QR Code. Tornando possível:

  • Oferecer facilidade de pagamento aos seus clientes;
  • Evitar o uso da maquininha nos pagamentos por QR Code, eliminando os gastos de aluguel da maquininha;
  • Passar uma imagem moderna do estabelecimento;
  • Possuir um controle financeiro maior, pois os apps geram relatórios e registros;
  • A emissão da nota fiscal com esses sistemas;
  • Observar aumento do seu revenue, pois as formas de pagamento digitais costumam estimular o consumidor a comprar mais e melhor.

Onde e como pode ser usado o cashless?

Como pudemos ver, o cashless é interessante para os estabelecimentos que exigem agilidade de cobrança.

Como em food trucks, o público procura rapidez na preparação da comida, na fila de pagamento não é diferente – é preciso o mais prático possível. Nos eventos, feiras, shows, onde há filas enormes, por exemplo, é essencial.

No Brasil, o cashless foi utilizado nas últimas edições do Lollapalooza, Tomorrowland e na Copa do Mundo de 2014.

Os pagamentos via NFC também são aceitos nos principais restaurantes e lojas. Além de ser prático, os clientes gostam de utilizar meios modernos de pagamento.

Alguns países já aderiram ao cashless. Como na Holanda, um dos países onde tem as tecnologias de pagamento mais avançadas. Lá a maioria dos estabelecimentos não aceita ou estimula o uso do dinheiro em espécie.

Cashless para negócios recorrentes

Para empresas que trabalham com pagamentos recorrentes – planos, assinaturas ou mensalidades -, os métodos cashless que citamos (RFID, NFC e QR Code) não possuem grande aderência, já que o foco é o varejo de vendas únicas.

Mas não é preciso se limitar por conta disso ao procurar praticidade e segurança nos pagamentos desse ramo. Existem plataformas, como a Paynow, que ajudam a efetuar cobranças recorrentes de forma automática, para que o cliente não precise se deslocar presencialmente para fazer o pagamento.

No caso das academias, normalmente o cliente vai até o balcão todo mês para fazer o pagamento em dinheiro ou no cartão. Porém, essa prática pode estar com os dias contados.

Através do sistema que mencionamos, as academias podem repassar os dados do cliente para o sistema, indicar a periodicidade e assim o cliente paga de forma automática todo mês. Muita praticidade, não é mesmo?

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