O que é split de pagamento?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se está à frente de um negócio que atua no fluxo financeiro de seus clientes, como ERPs, automação comercial, marketplaces, entre outros, se sabe que gerenciar seus pagamentos é algo trabalhoso e que precisa de procedimentos complexos, assim garantindo a eficiência tributária.

Neste post, vamos falar sobre o split de pagamento, como inseri-lo em sua solução e quais os benefícios que essa ferramenta pode oferecer ao seu negócio, simplificando o fluxo de pagamentos e garantindo uma boa experiência aos seus clientes.

O que é split de pagamento?

Split de pagamento, é uma série de APIs (Application Programming Interface). Ele facilita, na mesma plataforma, o gerenciamento financeiro para os negócios que fazem a intermediação dos pagamentos e o dividem entre um ou mais participantes quando realizar a venda.

O split funciona a partir de regras de negócio que facilitam uma integração padrão para pagamentos presenciais, digitais e boleto. Ao finalizar uma compra, o split de pagamento divide os valores no checkout entre os envolvidos na venda.

Assim, a experiência de compra se compara a de um e-commerce e até uma loja física, onde se passa transparência para quem está comprando e para quem está vendendo. Isso porque o cliente paga uma única vez.

Com isso o vendedor saberá quais produtos foram vendidos e quanto foi recebido por cada um deles, como se a venda fosse feita pelo site.

Com a autorização da administradora do cartão de crédito ou banco, o split de pagamento faz a divisão dos valores conforme a quantia de repasse determinada pelo estabelecimento comercial, recolhendo seu percentual e passando o valor excedente ao vendedor.

A divisão dos valores é automática, sem intervenções manuais, o que ajuda no crescimento do negócio (substituindo o trabalho humano ao fazer os repasses), facilitando a gestão financeira os lojistas no gerenciamento do negócio.

Como funciona o split de pagamento?

Sabendo o que é o split de pagamento, vamos entender como funciona a ferramenta.

Os serviços de split de pagamento lidam com a política de divisão de valor sobre uma venda, gerenciando valores de comissionamento com o percentual da venda definido de antemão e os tipos de operação e o número de parcelas. Com isso os negócios criam regras fixas de recebimento por todas as vendas de determinada plataforma.

Isto é, com o split de pagamento é possível fazer a configuração de múltiplas regras de divisão por venda, tornando dinâmico o comissionamento por venda entre vários recebedores.

Funciona de forma simples e prática, facilitando os processos internos. O split entra em ação quando o consumidor escolhe fazer a compra via boleto bancário ou cartão de crédito.

As regras de pagamento, são definidas pela plataforma ou marketplace e seus lojistas, definindo percentual de comissão, taxas e responsabilidade sobre o valor de frete, sem o consumidor se envolver no processo, tornando o checkout mais ágil e transparente. Assim, todos os envolvidos conseguem otimizar processos e focar em seu core business.

Dessa maneira, é possível buscar tendências para o futuro, pois assim o dinheiro não passa pela sua conta, mas sim para uma conta determinada, tornando mais fácil a gestão tributária e a adequação regulatória.

Entenda o fluxo do split de pagamento:

Quais os benefícios do split de pagamento na gestão financeira da minha empresa?

Além de saber o conceito do split de pagamento e seu funcionamento é preciso saber a importância dessa ferramenta.

Com isso, separamos os 3 principais benefícios que sua empresa tem ao implementar o split a sua plataforma. São eles:

1. Eficiência tributária

Com o split de pagamento, os pagamentos são feitos sem que o dinheiro passe pela sua conta, eliminando a bitributação e garantindo a eficiência tributária.

2. Lançamentos automáticos

Pelo split de pagamento o processo é feito de forma automatizada, evitando possíveis falhas operacionais e lentidão no processo. Com isso, o split torna o processo mais ágil e minimiza erros.

3. Controle dos pedidos

Com o split de pagamento, o lojista conta com suporte a identificação de pagamentos recebidos e processados, em andamento ou cancelados.

E como aproveitar as vantagens do split de pagamento na minha empresa?

Como podemos ver a automatização do processo de transações faz com que o gerenciamento do fluxo financeiro fique mais assertivo e dinâmico, pois assim evita erros e encontra oportunidades para seu negócio, deixando a rotina menos burocrático.

As funcionalidades do split de pagamento tornam mais ágil o trabalho dos envolvidos no cotidiano do negócio: compradores, fornecedores, lojistas e marketplace.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *