BaaS, do que se trata? Conceito, vantagens e por que vale a pena.

Tempo de leitura: 7 minutos

O BaaS ou Banking as a Service nada mais é que uma solução que concede permissão para que qualquer empresa possa oferecer serviços financeiros aos seus clientes e parceiros de negócios, embora que esse não seja seu core business.

Por mais que a sua empresa não seja do mercado financeiro, com o banking as a service você pode criar produtos e serviços semelhantes aos de um banco digital, sem precisar se preocupar com normas e regulamentações.

Umas das vantagens é que sua marca está em todas essas soluções. Por exemplo, se oferecer aos seus clientes um cartão de débito, o cartão sairá com o nome da empresa que solicitou a solução, e não o nome de uma instituição bancária.

Assim, ajuda a melhorar a experiência do seu cliente, ao disponibilizar resoluções que atendam às suas necessidades.

Contribuindo para a fidelização, o Banking as a Service ajuda no crescimento do seu faturamento criando uma nova receita para o seu negócio.

O que é Banking as a Service?

Banking as a Service é uma solução tecnológica que concede a permissão para que as empresas possam oferecer soluções financeiras sem a necessidade de um banco ou tornar-se um para isso, independentemente do mercado onde atua.

Isto é, fazer com que até os negócios que não estão nesse mercado passem a tomar a posição de instituições financeiras, oferecendo diversos tipos de serviços de um banco digital, como:

  • conta digital;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • transferências;
  • pagamentos, entre outros.

Como funciona o Banking as a Service?

A solução é proporcionada para a empresa interessada por meio de APIs, Application Programing Interface. Em resumo, são diversas instruções e padrões de programação que ligam um ponto ao outro.

Então, no Banking as a Service, essas APIs irão fazer a comunicação entre o desenvolvedor, normalmente uma fintech, e a empresa prestadora dos serviços bancários/financeiros.

Por essa razão que qualquer negócio tem a possibilidade de oferecer serviços e produtos bancários aos seus clientes, seguindo o mesmo padrão de segurança e funcionalidades de um banco digital, sem que precise mudar o foco e o interesse das suas atividades ou precisar obter uma licença bancária própria.

Além do mais, o responsável por toda a parte de desenvolvimento e regulamentação é o desenvolvedor do BaaS.

Quais as vantagens do Banking as a Service?

O Banking as a Service é uma oportunidade de negócio que interessa bastante as empresas, principalmente pela crescente transformação digital que vem passando os serviços financeiros.

De acordo com a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, feita pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com a Deloitte, em 2018 houve um crescimento de 56% no número de contas abertas pelo celular.

Esse percentual representa 2,5 milhões de novas contas. Via internet banking também houve crescimento: 434 mil contas abertas em 2018, contra 26 mil em 2017.

A necessidade de oferecer serviços digitais se tornou indispensável quando, na mesma pesquisa, nota-se que o número de pessoas que realizam, pelo menos, 80% de suas transações financeiras via mobile banking passou de 16,3 milhões em 2017 para 26,8 milhões em 2018.

Podendo assim, além de ter a grande oportunidade de aumentar a receita da empresa, utilizar o Banking as a Service tem como vantagem:

  • atrair e reter mais clientes;
  • possibilidade de escolher os serviços mais indicados para o seu público;
  • reduzir custos para os clientes e para a sua empresa;
  • promover a digitalização do dinheiro;
  • oferecer mais agilidade em transferências.

Atrair e reter mais clientes

Uma boa maneira de fidelizar os clientes é oferecer a eles produtos e serviços financeiros/bancários que ofereçam facilidade e segurança.

Isso se deve por que a empresa conhece o seu público melhor do que ninguém e conhece de perto todas as suas necessidades e dores.

Assim, consegue desenvolver soluções que atendam diretamente todos esses pontos, por exemplo os serviços do BaaS, contribui para que não haja a necessidade de buscar em concorrentes as soluções para os seus problemas.

O mesmo serve quando o assunto é atração. Pois, uma empresa que resolve os problemas do cliente e, mais do que isso, se posiciona um passo à frente de suas necessidades, com certeza, é um grande diferencial de mercado.

Possibilidade de escolher os serviços mais indicados para o seu público

Outra grande vantagem do Banking as a Service é a possibilidade de a empresa interessada em implementar esse recurso escolher somente os produtos e serviços que são do seu interesse.

Ou seja, diante de todas as soluções financeiras e bancárias que o BaaS oferece, você pode trabalhar apenas com aqueles que realmente são de relevância para o seu público, evitando a perda de tempo e de investimento.

Reduzir custos para os clientes e para a sua empresa

Contrariamente os bancos tradicionais, oferecendo aos seus clientes produtos e serviços financeiros digitais diminui seus gastos com manutenção de contas.

Isso acontece devido as soluções estarem em um ambiente virtual, o que zera custos com infraestrutura, funcionários e outros que, costumam ser repassados aos correntistas.

O Banking as a Service é uma solução rentável para a sua empresa pois, já que todos os produtos e serviços são adquiridos via API, não necessita de um time de profissionais para isso, nem ter gastos com desenvolvimento.

Promover a digitalização do dinheiro

O objetivo da digitalização do dinheiro é cada vez menos, dinheiro em espécie e utilizar das soluções digitais.

Com isso, os processos financeiros do dia a dia tornam-se mais rápidos e seguros.

E ainda, as empresas que se enquadram a essa nova realidade tornam-se mais competitivas no mercado onde atuam.

Oferecer mais agilidade em transferências

Oferecendo produtos e serviços financeiros através do BaaS, sua empresa resolve diretamente as dores dos seus clientes e ainda contribui para que tenham uma gestão financeira mais ágil.

Por exemplo, ao contrário de precisar lidar com diversos bancos e realizar transferências entre eles, tudo se resolve internamente em um mesmo ambiente, com custos reduzidos e mais rapidamente.

E os desafios do Banking as a Service?

É importante saber que no Banking as a Service inclui também entender um pouco mais sobre seus principais desafios.

Isso diz respeito principalmente ao atendimento de normas, legislações e regulamentações para que uma empresa possa trabalhar oferecendo serviços financeiros.

Sendo assim, o BaaS se torna possível para qualquer tipo de empresa, pois todos esses pontos já foram solucionados pelo desenvolvedor responsável por essa solução.

Assim, toda e qualquer relação com os órgãos reguladores, a responsabilidade fica sob quem desenvolveu as aplicações.

Motivos para trabalhar com Banking as a Service

Agora você sabendo o que é o Banking as a Service, como ele funciona, suas vantagens e seus desafios, veja abaixo os principais motivos para sua empresa aderir a solução:

  • expande seu portfólio de serviços;
  • permite oferecer soluções financeiras/bancárias exclusivas para o seu público;
  • dá a oportunidade de gerenciar toda a cadeia de pagamentos dos seus clientes e parceiros sem precisar de um banco;
  • gera experiências personalizadas ao seu público, estreitando o relacionamento;
  • aumenta o seu faturamento;
  • é um importante diferencial de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *