O que é a plataforma White Label e quais as vantagens

Tempo de leitura: 4 minutos

O modelo White Label, na tradução “etiqueta branca”, é um produto ou serviço que determinada empresa desenvolve e revende por outras empresas ou pessoas físicas sem a necessidade de divulgar seus direitos autorais, ou seja, como se a solução por trás do produto fosse da marca que está revendendo.

Talvez você não saiba, mas com certeza você já comprou um item de marca exclusiva no supermercado, desenvolvido pela solução White Label.

No mundo digital, é uma solução para que micro e pequenas empresas dos mais diversos setores insiram-se no ramo de vendas online, sem precisar desenvolver o próprio comércio virtual.

Como funciona o White Label?

A solução funciona produzindo soluções financeiras e auxiliando outras empresas a inserirem a sua marca e a partir da interação entre a empresa que a desenvolve, contratante, e caso o serviço seja revendido, um cliente final.

Essa é uma relação na qual todos ganham, pois:

  • Aumenta as vendas da desenvolvedora;
  • A contratante economiza recursos com a estruturação de uma área que não domina e lucra em cima de cada revenda;
  • O cliente final tem acesso a uma solução de que precisa, com simplicidade e mantendo um relacionamento com a empresa em que já confia.

Como explicação dessa dinâmica, vamos a um exemplo prático.

Imagine que você tem uma pequena loja de roupas de fabricação própria que está indo bem, mas ainda não tem presença na internet.

Para realizar vendas pela internet, será necessário montar uma loja virtual, que tem por exigência conhecimentos sobre programação, webdesign, marketing digital, entre outros.

Você então percebe que para desenvolver seu próprio e-commerce é preciso um investimento alto, tanto em mão de obra quanto de tempo para a criação do site.

Ao invés de seguir a diante com essa ideia, decide buscar alternativas no mercado e, um dia, uma companhia especialista em tecnologia da informação e desenvolvimento de sites lhe apresenta uma proposta.

Ela irá apresentar uma estrutura para o seu comércio virtual, colocando a disposição um modelo para que sua equipe insira a marca da loja de roupas e realize a venda diretamente ao seu cliente final.

Aí está um exemplo de White Label, onde um serviço terceirizado foi desenvolvido para que a loja pudesse dedicar-se ao seu próprio know-how: a fabricação e venda de roupas.

Vantagens do modelo White Label

É evidente que a redução de custos com a criação de produtos ou serviços para diversos setores é uma das grandes vantagens da solução White Label.

Já com as plataformas White Label, uma companhia que não possua o know-how para o desenvolvimento de softwares precisaria investir quantias mais altas no momento em que adquirir dos equipamentos e programas necessários. Ao contratar a mão de obra adequada, integrada por especialistas em tecnologia da informação, também exige um investimento expressivo.

Isso sem contar no tempo que é dedicado para começar um aplicativo, site ou e-commerce do zero, que pode levar vários meses.

Por fim, cabe mencionar os custos das adequações, correções na plataforma e, mais a diante, atualizações para que continue funcionando com eficiência.

Sabemos sem dúvidas, que fica mais barato e prático um parceiro qualificado assumir essas responsabilidades.

Mesmo fora da área tecnológica, se falando em produtos como, por exemplo, os alimentos fabricados sob o conceito White Label, a empresa que contratou o serviço paga menos, pois os adquire pelo preço de atacado.

Depois, a empresa pode revender esses artigos por um valor maior, que se define a partir de seu modelo de negócios e conhecendo seu público-alvo.

Assim, não é necessário adquirir o conhecimento sobre processos que não são pertencentes ao seu segmento de atuação.

Isso quer dizer que, uma rede de supermercados não tem necessidade de comprar uma fábrica, recrutar pessoas e criar método para a produção de alimentos, itens de higiene ou limpeza.

A empresa pode aderir ao White Label, estabelecendo parceria com uma fábrica que já tenha domínio de todos esses processos e tenha os recursos imprescindíveis para a produção.

Algumas outras vantagens de possuir a etiqueta branca são:

  • Otimização de processos e recursos
  • Suporte para a expansão do negócio
  • Agilidade na entrega de produtos e serviços
  • Liberdade para personalizar embalagens ou interfaces digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *